quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A MÚSICA E A CRIANÇA:

A música propicia que a criança se torne mais sensível e receptiva aos sons desenvolvendo o ritmo, a melodia, a harmonia e o movimento. Ter ritmo é fundamental para o exercício das diferentes funções do nosso corpo. Temos que ter ritmo para piscar os olhos, engolir a saliva, falar, andar, respirar, mastigar, beber água e tantas outras funções inclusive o escrever e o ler.

A melodia favorece a rapidez do raciocínio e o poder de concentração. Quando a melodia é agradável e bem aceita a criança se apropria com tamanha facilidade que é capaz de reproduzi-la quase que de imediato.

A harmonia propicia que a criança cante e gesticule, ou acompanhe com palmas, ou toque algum instrumento. A própria criança sente necessidade de buscar a harmonização sonora.

Foto: Tirada em uma aula de musicoterapia na CLIM com os pequeninos.

A musicalização promove também o interesse em produzir sons a partir do corpo de cada um. É por esta razão que a criança adora “batucar” na mesa com os talheres na hora da refeição, ou tamborilar o lápis enquanto faz a lição de casa, ou mesmo ficar assobiando. Produzir sons através do corpo é uma experiência que promove imensa satisfação ativando a criatividade.

A socialização também é incentivada pela musicalização que ao executar a música em grupo estimula a criança a ser mais comunicativa, criativa além de passar a respeitar o tempo e a vontade do outro.

Integrar a música com a expressão corporal é um exercício que desenvolve inúmeras habilidades, estimula a concentração, o compasso além de propiciar o contato com o mundo musical já existente dentro dela.

Quer fazer um exercício musical com seus filhos ou seus alunos?

Então aqui vai uma sugestão:
  • Sentem em círculo ou numa mesa.
  • Distribua uma caixa de fósforos cheia para cada criança. É importante o adulto brincar também.
  • A música trabalhada será a da “Barata na careca do vovô”.
  • Onde na letra da música estiver em negrito e em tamanho maior será a parte da música em que se baterá a caixa de fósforos, primeiro na palma da mão e em seguida na mesa.
  • Então todos segurando a caixa de fósforos e vamos começar:
  • Eu vi uma barata na careca do vovô; assim que ela me viu bateu asas e voou; do-ré-mi-fa fa-fa; do-ré-do-ré ré-ré; do-sol-fa-mi mi-mi; do-ré-mi-fa fa-fa
  • No começo pode parecer difícil, mas tente e assim que estiverem “afiados” podem incrementar com as variantes: alto e rápido, alto e lento, baixo e rápido e baixo e lento.
Vocês irão se divertir muito!!!!


Texto retirado do Blog Educa Já!: http://educaja.com.br/2011/04/a-musica-e-a-crianca.html

Nenhum comentário: