sexta-feira, 11 de maio de 2012

NOTÍCIA DA SEMANA:


TERAPIA COM MÚSICA LEVA ALEGRIA A PACIENTES DA SANTA CASA


Pacientes mais alegres, motivados e que, por alguns momentos, esquecem o sofrimento provocado pelas doenças. Esse é o resultado da aplicação da musicoterapia nas enfermarias do setor de Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia do Pará, um trabalho realizado toda sexta-feira pela terapeuta ocupacional Clévia Dantas.

Ela atesta o resultado positivo da musicoterapia como recurso de tratamento de doentes. “Comecei a introduzir o projeto com voz e violão, e logo percebi que os pacientes reagiam espontaneamente, mais motivados e com melhor enfrentamento da doença”, contou Clévia. Diante da aceitação pelos pacientes, ficou estabelecido que toda sexta-feira a terapia fosse aplicada.


E na tarde desta quinta-feira (10), pacientes da Santa Casa viveram mais um momento de interação com a música, graças à visita dos cantores Beto e Leno, que animaram uma das enfermarias do hospital ao som do ritmo sertanejo universitário. A visita fez parte das ações alusivas ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (13).


Bons momentos - Para a paciente Elane Ramos, 23 anos, moradora do bairro Parque Verde, em Belém, a apresentação foi muito importante. “Estamos aqui internadas, longe de nossas casas, da família, de nossas coisas. A música nos ajuda a lembrar de nossos bons momentos e esquecer a doença, ainda mais com Beto e Leno. Hoje me sinto muito feliz”, declarou.


Claudiene Ferreira Alves, 21 anos, mãe de duas crianças, está internada na Santa Casa há cinco dias e é uma das entusiastas da terapia, que segundo ela contribui para sua recuperação. “Essa homenagem às mães me emociona. Tenho dois filhos e estou longe deles. Na verdade, é uma mistura de emoções. Choro não porque estou triste, mas sim por acreditar que posso vencer e me curar. A música nos passa esse sentimento positivo”, afirmou Claudiene.


Para os irmãos Beto e Leno, a ideia de cantar para os pacientes surgiu quando a mãe estava internada na Santa Casa. “Vimos que nossa mãe foi muito bem tratada. Sua recuperação foi muito rápida. Agradecemos a toda a equipe que, com muito carinho e atenção, cuidou de nossa mãe. E a única forma que tínhamos de agradecer era cantando. Hoje estamos aqui retribuindo o carinho e levando uma palavra de conforto, momentos prazerosos, de alegria, além de poder dizer que Deus cura tudo. É só ter fé”, contaram os artistas.

FONTE: Agência Pará de Notícias - 10/05/2012

Nenhum comentário: